O olhar na garantia da qualidade como estratégia para resultados
Os custos da não qualidade em algumas empresas podem chegar a 30% do faturamento total da organização, no entanto você nos dias de hoje ainda encontra empresas que não adotam este indicador como algo a perseguir.
Como medir ? Os custos da Qualidade devem abranger todas as atividades relacionadas com a qualidade da organização
Custo Total da Qualidade = Custos da prevenção + Custos da Avaliação + Custos das falhas internas + Custo das falhas externas
Dois grandes grupos
O primeiro dos Custos de Controle Inevitáveis
Prevenção – Prototipagem,melhorias no projeto do produto , processo e treinamento
Avaliação – Ensaios e testes ( Controle de CEP ) calibrações e avaliações e auditorias de Sistema
O segundo dos Custos das falhas evitáveis
Falhas Internas – Retrabalho,sucata,paradas na produção, rejeição do material adquirido, reinspeção e horas extras
Falhas Externas – Perda da imagem junto ao cliente , Gasto com garantia serviço e peças, indenizações, devoluções, inspeções de terceiros no cliente e descontos.
No livro Quality Control Handbook, escrito por Juran em 1951 o autor faz uma analogia dos custos da qualidade a uma mina de ouro e que poderiam ser diminuidos a partir do uso sistemico das ferramentas da qualidade.
Inumeras são as maneiras de adotar as ferramentas da qualidade na tratativa dos custos citados invariavelmente extratificar os mesmos por responsáveis e com prazos e a definição de metas audáciosas e na mesma medida factiveis acredito ser o maior desáfio que as empresas encontram, pois na maioria das vezes a medida que precisamos chegar a uma meta terminamos encontrando um jeito, desde que sejamos recompensados no exito e monitorados a medida que não conseguimos para que os que realmente se dedicam possam obter a ajuda que necessitam e os que não se dedicam tanto assim possam explicar o motivo deste desânimo !