È impressionante como a construção de frases de efeito como : Temos que melhorar, Não podemos admitir ou a famosa ¨sempre foi assim ¨ inundam as empresas de retórica e pouco resultado. Se você já se deparou com isso? leia mais um pouco e reflita se já conviveu com situações como já fizemos de tudo ou algo parecido como. Pare desista é impossível.
Visão de futuro de um líder, propositadamente precisa transmitir direcionamentos e conceitos gerais de onde seu grupo precisa chegar e por ultimo e não menos importante em quanto tempo e com qual retorno podem contar, a medida que alcançam, e não podemos esquecer que as pessoas gostam de mudanças sim, mas precisam enxergar alguma melhoria para elas também.¨ Praticar o ganha – ganha
Trocando em miúdos a visão do líder precisa impreterivelmente estar atrelada a objetivos estratégicos factíveis para que abandonem o terreno da retórica, onde a terra já está batida e repleta de derrotados culpando uns aos outros por sua completa incapacidade de gerar resultados e atravessar a sarjeta e voltar para a pista onde o asfalto é quente de pessoas que passaram por ela com pressa para realizar e deixaram para traz o que somente reclamavam ou os que giravam de um lado para o outro sem direção
O horizonte de tempo informado pelo líder em seus insights não pode ser algo inalcançável que construa uma fila de frustração na equipe e nem grande demais, que não os desafiem a se tornarem maiores.
Visão do Líder !!!!
Um exemplo : Precisamos reduzir o retrabalho em nosso setor e nos tornarmos o time com o menor índice de retrabalho da fábrica ainda este ano, sem produzir uma peça a menos por isso.
Se a visão do líder permite conceitos amplos a serem seguidos, os objetivos estratégicos são ações de caráter tático e operacional, necessárias para atingir tais metas.
A partir do nosso exemplo precisam ser coisas do tipo : Registrar os retrabalhos, lançar mão de ferramentas da qualidade como Pareto ou GUT a fim de priorizar por onde começar e 5W2H para que se possa construir um plano de ação sustentado por ferramentas de gerações de ideias das mais variadas como: 6Ms,Brainstorming entre outras ou minimamente um compilado de combinações aceitas por todos.
Fiz questão de citar as ferramentas da qualidade, muito em função do seu inegável protagonismo nas inúmeras organizações que as usam frequentemente, mas também para deixar claro no artigo a necessidade do líder lançar sinas claros para o time que existem ferramentas para alcançar tais objetivos e que o caminho para o sucesso está aberto, mas assim como para Moisés, apesar do mar estar aberto, foi necessário marchar rs .A nós será importante trabalhar o mais rápido possível, mas sem pular etapas para que possamos saber exatamente onde estamos e com quais indicadores estamos medindo e sendo medidos a medida que a velocidade que transitamos nesta etapa de execução é importantíssima sendo superada apenas pela falta de direção, já que a medida que estivermos na direção errada quanto mais rápido seguimos mais distantes do nosso alvo ficaremos e inegavelmente a bússola desta viagem com certeza são os KPIs
Se a visão do líder estiver dimensionada da forma correta muitas serão as dificuldades mas fatalmente o time terá que aprender pequenas coisas e se esforçar um montão para que dia a dia consigam realizar coisas inacreditáveis e que depois de prontas deixaram todo o grupo orgulhoso e com um gostinho de que valeu a pena, pois muitos dirão que qualquer um faria mas a equipe saberá que sim qualquer um faria, mas foram eles que fizeram e o melhor aprenderam a plantar e quem sabe plantar onde planta, colhe.
Assim como a colheita é obrigatória a visão do líder fará a diferença sempre, mas nem só de gritos navega uma canoa as vezes é preciso remar também…Pense nisso líder !!