Ao perceberem a importância estratégica do aprendizado, muitas empresas têm se esforçado para se tornarem organizações que aprendem ou seja possuem uma capacidade aprimorada de aprendizado, adaptação e mudança.
Pois os processos de treinamentos são examinados minuciosamente e alinhados a suas metas e nelas o treinamento é visto como parte do sistema e um movimento importante para a formação do capital humano.
A King Arthur Flour Company, uma empresa do ramo alimenticio especializada em farinhas, incentiva os seus 160 funcionários a aprenderem sobre culinária para motivá-los a trabalhar e ajudar os clientes a conhecer melhor o produto. É preciso participar de mais ou menos 15 aulas/ano onde aprendem desde a fabricação de pães até interpretar demonstrativos financeiros ou gerir suas próprias finanças.
As características essenciais de uma organização que aprende é a ocorrência de aprendizado não apenas no nível do funcionário individual, como geralmente enxergamos o aprendizado tradicional e sim de uma forma sistêmica e que enfatiza a gestão do conhecimento e tem como característica essencial a capacidade de aprender tanto a partir do fracasso quanto do sucesso
Ou seja o aprendizado inclui o entendimento de por que as coisas acontecem e por que certas escolhas levam a certos resultados e tanto os sucessos quanto os fracassos desencadeiam investigações.
Nosso desejo de resolver o problema sem a busca pela causa invariavelmente joga milhoes em dinheiro fora todos os dias pois os problemas tendem a reincidir a medida que a maior energia geralmente investimos nas contramedidas dos efeitos e muito pouco na analise das causas e menos ainda em se aprender com os erros que diariamente cometemos.